NOVAS AVENTURAS

NOVAS AVENTURAS

domingo, 23 de agosto de 2009


PIRATARIA - História

Atos de pirataria eram as violências que os tripulantes de um navio sem bandeira praticavam indistintamente em alto-mar contra propriedades ou pessoas de qualquer país (embora hoje em dia este termo já seja aplicado a qualquer indivíduo que viola alguma coisa, como por exemplo, os piratas informáticos). Por isso esses homens não se submetiam a qualquer tipo de lei, o que os diferenciava dos corsários porque estes tinham a autorização de um reino que lhe concedia a carta de corso, como se dizia nos documentos antigos, e direcionavam suas atividades apenas contra os inimigos de quem que os contratara. O primeiro a usar o termo pirata para descrever aqueles que pilhavam os navios e cidades costeiras, foi Homero, na Grécia antiga, em sua Odisséia.

As tripulações piratas eram formadas por pessoas de todos os tipos e procedências, principalmente os chamados homens do mar - sendo muitos deles escravos fugitivos ou servos sem rumo - que conviviam em um regime relativamente democrático, elegendo o seu capitão e podendo removê-lo a qualquer momento. Preferiam navegar em navios pequenos e rápidos que lhes permitiam lutar ou fugir, conforme lhes fosse mais conveniente, adotando a abordagem como método preferencial de ataque, seguida da luta corpo a corpo. Saqueavam as embarcações de mercadores que encontravam pela frente, mas ocasionalmente atacavam uma cidade ou um navio de guerra, caso o risco valesse a pena. Percorriam as rotas comerciais não só com o objetivo de se apoderar de tudo que tivesse valor, mas também não hesitando em capturar pessoas importantes e ricas para depois exigir quantias vultosas por sua libertação Normalmente, não tinham qualquer tipo de disciplina, bebiam muito e sempre terminavam mortos no mar ou enforcados, após uma carreira curta e violenta.

7 comentários:

  1. Oi Capitão Jack!
    Gostei das histórias sobre os piratas. Não sabia que o primeiro a usar o termo "pirata" foi Homero. Muito interessante.
    Adorei o texto "Navegando..".
    Bons ventos.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. ¿vas a estar este verano en el Perla?
    Contestame

    ResponderExcluir
  3. Hola: me llama la atención lo bien que personalizas al Capitán Jack.
    ¿Es el único personaje que hiciste o antes de la película Piratas del Caribe hacías otro?
    ¿Trabajás en otra cosa o hacés viajes todo el año?
    ¿No pensaste en otro personaje? O sos realmente un pirata.

    ResponderExcluir
  4. Soy una turista argentina que tuvo la suerte de estar con ustedes , pero eso no interesa. Me gusta analizar la personalidad de las personas y creo que sos más auténtico que el propio actor que representa al Capitan Jack.

    ResponderExcluir
  5. salve a todos os marujos, estamos melhorando nossa pagina, Nossa intenção, passar informações do que nós fazemos. Hoje somos os PIRADOS DO CARIBE, e estamos prontos para dar alegria a todos, navegar sob as aguas do Sul do Brasil, Florianopolis. desejo bons ventos a todos e boas festas
    obrigados aos que já conhecem o meu trabalho. Capitao Jack Spera

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Capitão!! Eu como fã da trilogia Piratas do Caribe posso afirmar que seu trabalho é perfeito, digno de aplausos!

    Navegar no Perola sobre seu comando e de sua tripulação é inesquecivel!!

    Bravo...
    Vanessa (Passeio dia 17/03/2011)

    ResponderExcluir
  7. Obrigado maruja, precisamos de maruja igual a vc, com comprometimento nas palavras, isso divulga o nosso o humilde trabalho, estamos engatinhando para uma nova faze.. bons ventos vc e muita positividade

    ResponderExcluir